NOTÍCIAS

Para futuro chanceler, Europa significa “um espaço culturalmente vazio”

Para futuro chanceler, Europa significa “um espaço culturalmente vazio”



Nos bastidores da Comissão Europeia, escolha do novo chanceler foi recebida como confirmação de que o governo brasileiro buscará se aproximar dos EUA
Por Estadão Conteúdo

 Ernesto Araujo: passaram a circular pela comunidade diplomática em Bruxelas nesta quinta-feira, textos acadêmicos escritos pelo futuro chanceler brasileiro (Youtube/ Global Ties U.S./Reprodução)

 

 

 

 

 

Textos acadêmicos escritos pelo futuro chanceler brasileiro, Ernesto Araujo, passaram a circular pela comunidade diplomática em Bruxelas nesta quinta-feira, 15, deixando autoridades da UE preocupadas com a postura que o novo governo brasileiro adotará em relação aos europeus. Num deles, o novo ministro diz que a Europa significa hoje “apenas um conceito burocrático e um espaço culturalmente vazio regido por “valores abstratos”.

Suas críticas foram publicadas nos Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), no segundo semestre de 2017. No texto, ele sai em defesa das políticas de Donald Trump e seu papel em “salvar” o Ocidente. No Parlamento Europeu, a notícia sobre o novo ministro também foi recebida com “cautela”.